top of page
Foto do escritorjm4x4tt

Almourol - Montargil

Hoje vamos a um sítio que já foi um tesouro escondido mas, nestes últimos tempos, tem vindo a ter uma grande afluência e percebe-se porquê. Estou a falar da Barragem de Montargil.


Este sítio é ótimo para ir na primavera/verão, dar uma volta por lá, e tem paisagens espetaculares. É daquelas sítios que indo de jipe encontramos recantos fantásticos e com um pouco de conhecimento de mapas e navegação não faltam lá trilhos e praias escondidas.


Já lá fui duas vezes. A primeira fomos diretamente pela N2 até lá, passando por Vila de Rei, indo ao marco geodésico que marca o centro de Portugal. Quando lá chegámos demos um passeio pela zona em TT, onde parámos na azinheira centenária de Montargil com 125 a 150 anos. É grande, muito grande reza a lenda que ali se praticava bruxaria, daí o seu tamanho nas fotos acho que dá para perceber. Depois fomos pelas margens até a uma praia para o mais que merecido mergulho. Dormimos em tenda, no south glamping que, para convívio em grupo, é brutal! No segundo dia demos mais uma volta da parte da manhã e de tarde aproveitamos uma das muitas praias para um churrasco e ir a banhos.


No segundo ano fomos direitos ao Castelo de Almourol e fomos em TT até Montargil e foi a viagem que mais gostei. Se o tempo tivesse permitido ia também até Almourol em TT mas tivemos de fazer opções e preferimos aproveitar o fim de semana na Barragem. Chegados a Montargil entramos por um dos muitos caminhos TT até uma praia e lá fomos ficando em convívio na natureza com amigos, que tento gosto . No segundo dia fizemos o mesmo mas já fomos para outros lados. Tivemos um pouco de sorte, a barragem estava tão baixa que parecia que estávamos a andar nas dunas, claro que não, mas a sensação foi essa

Vale muito a pena lá ir um fim de semana inteiro e descansar.


Os caminhos de TT na Barragem são fáceis sem grandes dificuldades, contudo encontramos algumas cancelas por causa do gado, sobretudo no acesso á Azinheira Centenária, abram e fechem NÂO DEIXEM ABERTO, para manter o cesso e promover uma boa coexistência entre atividade pecuária e turismo respeitem as cancelas e os sinais, só assim é que manteremos estes locais abertos.


A rota tem um ponto ou outro mais aventureiro, mas encontrei sempre alternativas, considerando os caminhos fáceis/moderados.










KMZ:

GPX:


277 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page