top of page
Foto do escritorjm4x4tt

Castelo de Germanelo

Vamos então ao Castelo de Germanelo. O caminho até lá é fácil, foi arranjado o estradão de terra há pouco tempo.


Do Castelo já não temos nada, só alguns vestígios das fundações, a muralha e ameias que lá vêmos foi uma reconstrução, já no século 20, por um professor da faculdade de letras de Coimbra, de seu nome Salvador Dias Arnaut. Esta reconstrução foi feita com base em documentos escritos ainda existentes e em estudos arqueológicos da década de 70.


Este Castelo fazia parte do sistema defensivo para chagar à cidade de Coimbra, aliás se procurarem sobre a rede e castelos de Muralhas do Mondego dá uma excelente base para planear um bom passeio em TT.


Deixo o site para poderem explorar:


O local foi recuperado com um bonito miradouro de onde se podem ver paisagens fantásticas. Temos de deixar o jipe cá em baixo e subir a pé, mas vale a pena a caminhada pelas paisagens que vemos no topo, de lá vemos todo o vale do Rabaçal.

Esta zona tem vários vestígios de várias eras, sendo que as eras Romana e Medieval são o que podemos ver mais. Se forem façam uma pesquisa pois têm mesmo muito para ver e podemos ir em TT.


Vale muito a pena ir lá


Deixo também um pouco da história mais ao pormenor deste local:


"Na realidade, do castelo, a 367 metros de altitude, tem-se um amplo domínio visual sobre o vale do Rabaçal, território que os documentos medievais designam por Ladeia e que, desde os tempos da ocupação romana, constituiu um corredor de circulação natural. Aliás, a linha seguida pela velha estrada romana é ainda hoje perceptível do castelo do Germanelo.


Após a conquista definitiva de Coimbra, em 1064, tornou-se importante garantir o estabelecimento de um sistema de defesa da cidade alicerçado em estruturas castelares, do qual o castelo de Germanelo faria parte. Nesse aro de defesa meridional, verificava-se que a distância excessiva entre os castelos de Penela e Soure, erguidos por D. Sesnando, fragilizava a defesa de Coimbra. A construção deste Castelo é iniciada em 1142. Neste mesmo ano, D. Afonso Henriques, concede carta de foral à comunidade de Germanelo, por forma a atrair população a uma região transfronteiriça e naturalmente mais inóspita.


A conquista de Santarém em 1147 por D. Afonso Henriques desloca a linha de fronteira para o Tejo retirando à fortaleza do Germanelo grande parte da importância estratégica que havia justificado a sua construção, escassos cinco anos antes.

No século XX, as ruínas do castelo foram adquiridas por Salvador Dias Arnaut, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É da sua iniciativa a reconstrução da linha de muralha voltada a norte coroada por dezassete ameias, decisão tomada após um estudo aprofundado dos testemunhos escritos ainda existentes a que se associou estudos geológicos e arqueológicos.


As escavações arqueológicas conduzidas no local na década de 70, nomeadamente por José Manuel Bairrão Oleiro, permitiram localizar as antigas portas, a cisterna e fundações residenciais localizadas na praça de armas."




Pontos de Interesse:


KML:


GPX:



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page