Hoje trago sítios que passamos ao lado e nem vemos, ou até nem sabemos o que procurar. Confesso que fui lá atrás de um habitante da zona e que nos explicou, e indicou, o sítio, mas é um bom exercício de procura em família Falo das minas de Volfrâmio e Estanho de Góis, situadas nas encostas da Aldeia da Sandinha e um pouco por toda a freguesia do Cadafaz.
Segundo as gentes da zona a maior terá 1km, sim 1km, feitos à mão, com sangue e suor dos seus antepassados. As minas estão abertas e são literalmente buracos na encosta, em que em muitas delas só de gatas lá podemos espreitar, outras têm uma entrada em galeria um pouco maior e até têm um espaço superior onde os mineiros descansavam como mostro na foto.
Estas minas estão espalhadas um pouco por toda a parte, e meio escondidas, e isto deve-se ao facto que muitas delas seriam clandestinas. Numa época de pobreza extrema este minério dava sustento a muitas famílias. Se pararem nestas aldeias e perguntarem aos locais tem gente mais antiga que ainda se lembra dos seus pais e avós a ir lá, e com alguma sorte eles próprios, em crianças, correspondendo ao último período em que estiveram ativas. É espetacular ouvir as histórias destas gentes. Na foto onde está o Terrano é um depósito que saiu de uma das minas, para terem uma ideia, e aquilo ainda continuava para baixo até ao fundo do vale. Volto a relembrar que era tudo manual à pá e picareta.
Os caminhos de TT são bons, sem grandes dificuldades, só têm de estar atentos a algumas zonas mais tomadas pelo mato. Pelos caminhos podemos ainda ver restos de ruínas da exploração, tanques de lavagem, casas do guarda (sim a GNR da altura guardava as minas, ou antes tentava ).
Existe ainda na zona as minas de ouro da CUF que tem um track no wikiloc que nunca fiz mas sendo feito pelo Mestre Parola Gonçalves de certeza que é excelente.
Procurem, vale a pena, só não coloco aqui porque pode induzir em erro.
Esta zona é brutal, desde o Cadafaz, Colmeal até à ribeira de Adela, vale muito a pena.
Vão e percam-se por lá.
Fonte cm-gois:
"A exploração mineira é uma atividade antiga no concelho, que se prolongou até há bem pouco tempo, permanecendo como uma atividade económica importante que cessou por volta dos meados do século XX. Numa vertente meramente cultural, para além das minas com interesse arqueológico, temos locais de exploração mineira com um interesse arqueológico-industrial, nomeadamente as minas de volfrâmio e estanho da Sandinha, na freguesia do Cadafaz, e de Nossa Senhora da Guia, na freguesia de Góis."
Ponto de Interesse:
KML:
GPX:
Comments