top of page
Foto do escritorjm4x4tt

Neveiros da Serra da Lousã

Sim, houve uma época em que se fazia negócio com a neve, era dali que a monarquia obtinha o gelo para beber os seu refrescos e gelados no verão. Era um processo moroso que ia desde o topo da Serra da Lousã até à corte em Lisboa. Os neveiros não passam de poços em que se recolhia a neve para dentro dos neveiros, que se transformava em gelo. Quando cheios seriam cobertos de palha e fetos, de modo a ser conservada até ao verão, depois, o gelo seria cortado em cubos e transportado para Lisboa via carros de bois e barco. Já imaginaram?

Tudo para os nossos Reis e Rainhas beberem o chá com uma pedras de gelo ou terem um gelado nos dias quentes de verão. Havendo mesmo a posição de neveiro-mor, ou seja, a pessoa que chefiava esta operação. Existe outra instalação destas na serra de Montejunto, sítio que ainda não fui mas está nos planos.


Existe ainda uma capela lá edificada por Julião Pereira de Castro, neveiro-mor da casa Real e o local passou a designar-se por Santo António da Neve.


Acima deste local temos o aeródromo abandonado do Coentral que dá umas boas fotos

Vale muito a pena ir lá e, integrado num passeio pela Serra da Lousã, será um ponto de paragem quase obrigatório. Se poderem vão lá com neve é muito bonito como podem ver pelas fotos.



Pontos de Interesse:


KML:


GPX:



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page